Marketing Digital para sindicatos, associações e demais entidades
Minha instituição precisa de Marketing digital?
Hoje devido a reforma trabalhista ter entrado em vigor, já se vê em vários blogs falar sobre estratégias de marketing digital para sindicatos, associações e demais entidades.
Isso se deve principalmente ao fato de que as instituições sindicais terem visto suas arrecadações caírem em alguns casos em 80% no ano de 2018.
Agora falando-se de todas as instituições sem fins lucrativos (são milhares de entidades sociais no Brasil) e que estão necessitando de soluções de mercado que já são utilizadas frequentemente no setor empresarial, para aprimorar as técnicas de se relacionarem com os seus representados.
Em geral, uma boa estratégia para marketing de sindicatos, associações e demais entidades sempre terá como principal objetivo o aumento ou recuperação de receitas e da base de filiados, associados e doadores.
Mas aí se observa uma situação muito interessante que precisa ser bem observada: se existem milhões de entidades sem fins lucrativos no Brasil, algumas irão conseguir maior visibilidade que as outras para obtenção de contribuintes. E é nesse ponto que começamos a ver a importância de como o Marketing Digital é fundamental também para estas entidades.
Em uma abordagem mais abrangente, as técnicas de marketing para instituições são muito próximas as técnicas utilizadas para qualquer outro segmento, porém com objetivos específicos.
Pode-se utilizar técnicas de Inbound Marketing e Outbound Marketing, SEO e Social Media sem nenhum problema, desde que você tenha em mente que o objetivo-chave de qualquer campanha é demonstrar para os seus associados ou futuros associados os benefícios que a entidade oferece.
Esse talvez seja o maior erro de comunicação do setor e pode ser solucionado com ações simples de marketing.
Marketing de Conteúdo
Marketing de conteúdo é uma técnica de atrair e envolver o seu público alvo (ou seja, o seu associado ou futuros associados). Por meio da publicação de conteúdo relevante e interessante a ele, de forma a envolver e mantê-los próximos à entidade, gerando valor para as pessoas que leem e visitam aquele conteúdo. Dessa forma, a entidade sindical proporciona uma imagem positiva de sua marca, gerando mais interesse do associado e participação ativa. O marketing de conteúdo é produzido em blogs vinculados ao site da entidade e divulgado via Rede Socias ou E-Mail Marketing/Newsletter.
Ao criar conteúdo relevantes, que não possuem viés de "venda" e envolvem o contribuinte, você gerará valor para o público alvo que consomem o seu conteúdo e criará uma imagem de autoridade ao redor da sua instituição, destacando-se, assim, entre as demais.
A dica é ter um Site e/ou Blog da entidade com conteúdo relevante e gratuito para o seu público. Produzir vídeos e eBooks com informações claras e simples, mas que possam contribuir para necessidade deles, permitindo que sua entidade cada vez mais se torne referência sobre determinados assuntos, melhorando seu posicionamento orgânico no Google.
Depois de definir sua estratégia de conteúdo, o segundo passo é definir a frequência de publicação do seu conteúdo nas redes sociais, no blog da instituição e seja lá o melhor caminho que escolher. Mas lembre-se: seu público espera que você vá entregar o que foi "proposto".
Mas para isto deve-se entender as necessidades, demandas e a cultura dos associados que representam é de fundamental importância para que as entidades possam exercer o seu papel de representação e estabelecer uma comunicação mais eficiente. Se o trabalho de representação e a oferta de produtos e serviços está de acordo com os interesses dos associados, a instituição aumenta o grau de satisfação entre os associados, o que reforça sua imagem institucional e fortalece sua representatividade. Ofertar serviços é uma forma de melhorar a relação de custo e benefício para os associados e atrair novos associados, filiados ou doadores.