O que é Terceiro Setor: tudo que você precisa saber!
O Terceiro Setor é um termo sociológico que surge nos Estados Unidos, sendo formado por organizações privadas que são sem fins lucrativos e não governamentais, busca promover a transformação social através de serviços de caráter público, como por exemplo, as Associações, Fundações e ONG´s.
Para entender claramente o seu significado é necessário compreender inicialmente os outros dois setores. O Primeiro Setor ele está diretamente ligado ao Estado, ou seja, destinado ao poder público, enquanto o Segundo Setor é reservado a todas empresas privadas, que por sua vez geram e buscam lucros.
Agora quando se fala a respeito do Terceiro Setor, é onde ocorre as atividades voluntárias, por meio de entidades que ajudam os indivíduos desamparados, como por exemplo, as associações filantrópicas que prestam assistência social a crianças, idosos e pessoas carentes.
Muitas vezes o Governo não consegue atender à necessidade básica de todos os cidadãos e por esse motivo é tão importante a presença de Organizações Não-Governamentais que contribuem para diminuir a desigualdade social.
Existem algumas características essenciais para o funcionamento de uma Instituição do Terceiro Setor:
- Precisa ser constituída formalmente, como por exemplo, o Estatuto necessário para criação de Associações.
- Deve se ter uma gestão própia, ou seja, sem influência externa.
- Sabendo que são organizações sem fins lucrativos, não se pode distribuir a receita entre os dirigentes, mas sim reinvestidos para a própia Instituição.
- Não pode se ter interferência do Governo nas decisões das entidades.
- Precisa de mão de obra voluntária.
História Do Terceiro do Setor no Brasil
A expressão foi utilizada primeiramente nos Estados Unidos, como "Third Sector", logo em seguida tal termo passou a influenciar os outros países que queriam classificar instituições voluntárias privadas. Em 1990, ficou conhecido oficialmente o termo no Brasil, de modo a deixar claro os objetivos e conceitos do Terceiro Setor. Apesar de as definições serem mais recentes, vários fatos demonstram que desde os tempos coloniais já existiam centros de caridade.
No Brasil, já havia registros de instituições desde 1543, com a criação da Santa Casa de Misericórdia de Santos, que tinha como objetivo, atender e ajudar as pessoas necessitadas. Vale ressaltar, que a Igreja Católica era bastante ligada a esse setor naquele período, devido a seus valores e dogmas cristãos.
Posteriormente, em meados da década de 1930, no governo de Getúlio Vargas, mais especificamente no chamado Estado Novo, ocorreu a regulamentação das Instituições, dando a elas também o direito a auxílios estatais. Tempos depois, devido a mudança de modelo econômico para o neoliberalismo, no qual se tem pouca intervenção do Estado, muitas entidades passaram a ganhar destaque, devido a seu grande potencial em contribuir para o desenvolvimento social.
O Terceiro Setor Atualmente
Hoje o Terceiro Setor desempenha papel fundamental no contexto social de vários países, visto que o Estado, muitas vezes não consegue fornecer uma educação, saúde e segurança adequada para a população, sendo assim, muitas associações têm contribuído e ajudado muitas pessoas a terem oportunidade de uma qualidade de vida melhor.
Além disso, devido ao aumento do número de Instituições, muitas pessoas tiveram oportunidade de sair do desemprego, em 2002 por exemplo, 1,5 milhão de pessoas tinham o Terceiro Setor como emprego, esse levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Logo, esclarecido o conceito e a história do Terceiro Setor, fica nítido sua importância na sociedade e o como ele interfere positivamente na vida de muitas pessoas.
Conclusão
Espero que este artigo tenha ajudado você perceber que o Terceiro Setor é um importante segmento na nossa sociedade atual.
Veja abaixo o resumo do que é terceiro setor:
Se você possui ou pretende montar alguma instituição, conte com a Call Tecnologia para te ajudar nesse processo, com nosso sistema você poderá gerir:
- A sua base de associados e manter ela atualizada;
- Controlar as principais arrecadações e doações da sua entidade;
- Colocar o Portal do Contribuinte: que é uma área exclusiva para seus associados ou filiados, ajudando com a organização do atendimento , tanto on-line como presencial.
Venha conhecer nossas soluções, que vão aumentar a qualidade e credibilidade de sua instituição!
Alguns de nossos clientes
- ASJUSTEGO cliente já alguns anos no sistema de gestão GES, recentemente adquiriu a modernização do seu novo Site.
- ASSERGO também aderiu o nosso sistema de gestão GES.
- SOS PINHEIRO associação de moradores de Maceió também aderiu o nosso sistema.