O que é um Projeto Social: Como elaborar e sua importância na sociedade
O que é um projeto social
O projeto social nasce da ideia de transformar a realidade das pessoas que não possuem uma boa qualidade de vida, ou seja, uma parte da população que se encontra em condições de vulnerabilidade social, econômica e/ou cultural. Além disso, esse trabalho é sem fins lucrativos, pois, as ideias serão coletivas, visando a construção do bem comum.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) ou Organizações da Sociedade Civil (OSC), que fazem parte do Terceiro Setor são voltadas para o projeto social, em virtude de serem entidades não privadas, como também não possuírem caráter público, suas regulamentações seguem respectivamente a Lei 9790/1999 e a Lei nº 13.204.
Além disso, em certas ocasiões é necessário um financiamento que podem ser do Estado ou de empresas privadas, que irão doar para que seja possível a realização do projeto.
Logo, fica evidente que o projeto social ele tem como objetivo melhorar a sociedade, potencializando a cidadania, consciência social dos indivíduos, com ênfase na justiça social e na transformação coletiva.
Qual a importância dos projetos sociais?
De acordo com estudos do IBGE, os índices de desigualdade no Brasil aumentaram consideravelmente, isso porque de toda renda do país 40% estão concentrados nas mãos de 10% da população. Outros dados do IBGE revelam ainda que o Brasil tem 25,3% da população na linha da pobreza, o que equivale 52,5 milhões de pessoas.
Muitas pessoas acabam se sentindo desmotivadas ao verificar a situação atual do país. O Estado não consegue atender a necessidade de todos e por isso entra a importância dos projetos sociais, pois, graças a ele muitas vidas foram transformadas.
Temos como exemplo, instituições como Anjos da Noite, que oferece 800 refeições por semana para pessoas que vivem em situações de rua. A associação Fala Mulher que acolhe mulheres e filhos em abrigos sigilosos, de acordo com dados da ONG, foram cerca de 32 mil famílias acompanhadas e 800 pessoas acolhidas nos abrigos.
Nesse sentido, fica claro a necessidade de projetos sociais que forneçam amparo a essa parcela da população que sofre por conta da pobreza, violência, falta de acessibilidade ou até risco de saúde.
Como elaborar um Projeto Social?
Não existe um modelo pronto para todos projetos sociais, isso porque vai variar muito conforme a causa definida. Contudo, existem umas perguntas fundamentais que você deve levar em consideração para começar a desenvolver seu projeto social.
Para começar a elaborar o seu Projeto Social é necessário você decidir:
Quem você irá ajudar?
São idosos ou crianças? Homens ou Mulheres? Nesse sentido você começa a definir e especificar com quem você irá buscar ajudar. Entendendo as suas dificuldades e o que eles estão passando.
O que você irá fazer?
Identificado o problema é necessário pensar em o que você irá realizar para tentar solucionar o mesmo. Precisando ser algo concreto e bem especificado, por exemplo, um projeto de complementação escolar para crianças que não tem contato com a escola ou assistência a idosos com deficiência visual.
Por que vai fazer?
Aqui você vai dar um motivo, para entender o propósito de todo o trabalho e deve contextualizar com o cenário que você propõe ajudar.
Para que vai fazer?
O que essa ação vai gerar? Vai transformar alguma situação? Buscando entender o resultado que deseja chegar. Lembre-se de trazer algo concreto, por exemplo, a instituição deseja aumentar o rendimento escolar das crianças ou diminuir o índice de desabrigados na cidade.
Como você vai fazer?
Nessa parte você deve colocar os meios e formas que serão utilizados para conduzir o processo até o final. Quais serão as situações que devem ser colocadas em práticas.
Com quem você vai fazer?
Você vai fazer sozinho? Quem você vai chamar? Será uma organização responsável por esse projeto? Nesse sentido, você deve definir quem estará junto com você nessa causa.
Quando você vai fazer?
É necessário delimitar o tempo que será colocado em ação, tanto o período inicial até a data final.
Onde você vai fazer?
A dimensão espacial de onde será a infraestrutura e os lugares que se irão colocar em prática.
Essas são perguntas chaves para se iniciar um projeto social.
Itens do Projeto Social - Formulário
Decidido então a fazer um projeto social, sugerimos que você siga as seguintes etapas para preencher o formulário:
Apresentação: O que vai ser feito, sendo colocado geralmente em 3 parágrafos.
No primeiro parágrafo, você explica o que vai ser concretizado, no segundo você pode colocar os trabalhos já realizados pela sua instituição. E no terceiro parágrafo você coloca o diferencial do seu projeto.
Justificativa: Explicar o porquê vai ser feito esse projeto, mostrando as soluções para essa comunidade, mostrando a importância do projeto.
Objetivos: Sendo necessário geralmente dividir em objetivos gerais e específicos.
Metodologia: Mostrando o como você vai fazer, se possível dividir em etapas para melhor organização.
Recursos: Quais materiais você vai precisar ou já tem, se achar necessário fazer um orçamento.
Cronograma: Uma previsão do tempo, dividindo em dias, meses e semanas quando cada parte do planejamento vai ser colocado em prática.
A criatividade, sustentabilidade e integração são pontos decisivos para que seu projeto social seja um sucesso.
Conclusão
Os projetos sociais desempenham papel fundamental na transformação de uma sociedade, isso porque incentiva o lado humanitário entre os indivíduos e colabora para uma melhor qualidade de vida das pessoas.
Apesar de serem financiados pelo Estado ou empresas privadas, as organizações são sem fins lucrativos.
Devido a diversos cenários de desigualdade, fica nítido que a cada dia que se passa são necessários mais projetos sociais.
Se você procura elaborar um projeto social, primeiramente deve responder as perguntas chaves: Quem? O que? Por quê? Para que? Como? Com quem? Quando? e onde?
Convidamos você que possui uma organização voltada para o Terceiro Setor, conhecer o nosso sistema GES (Gestão para Entidades Sociais):
Com ele você pode
- Gerenciar suas arrecadações;
- Gerenciar os associados;
- Controlar os convênios
É diversas outras funções! Não deixe de conferir!
Alguns de nossos clientes
- ASJUSTEGO cliente já alguns anos no sistema de gestão GES, recentemente adquiriu a modernização do seu novo Site.
- ASSERGO também aderiu o nosso sistema de gestão GES.
- SOS PINHEIRO associação de moradores de Maceió também aderiu o nosso sistema.
- COOHSEP cooperativa habitacional aderiu ao sistema de gestão GES, criação do seu novo Site e Área restrita do cooperado.