Veja aqui como escolher um sistema de gestão para sindicato
Quando o Sindicato começa a crescer, pode ficar difícil para o Presidente e poucos colaboradores administrar todos os processos de forma manual; geralmente se utilizando de programas de planilha, programas editores de texto ou até mesmo um software que não foi projetado para atender uma entidade sindical. Quando esta situação ocorre, faz-se necessário investir em um sistema de gestão para sindicato.
Mas qual Sistema de Gestão Sindical utilizar e como escolher um sistema? Neste artigo abordaremos as questões que envolvem esse tema com a função de orientar o melhor recurso para sua instituição. Veja:
Os benefícios de um sistema de gestão para Sindicatos
A adoção de um novo programa pode parecer complexa; talvez a adaptação possa ser lenta por parte dos coloboradores. Contudo, vale a pena treinar seu pessoal, pois essa é uma ferramenta que otimizará todos os processos e ajudará bastante na gestão de sua entidade, descomplicando diversos processos internos do sindicato.
Um software para sindicatos geralmente possui os seguintes recursos:
. Controle de contribuintes filiados e associados ou não;
. Geração, Registro, Emissão e Baixa automática das contribuições;
. Gestão da Contribuição Sindical Registrada;
. Emissão de carteira de filiação em papel ou PVC;
. Gestão de atendimento: Agendamentos online ou não, Painel de Senha em TV;
. Controle de caixas e movimentações financeiras. E muito mais.
Veja algumas dicas para que você possa escolher o melhor sistema para sua instituição.
Observe as funções do sistema
Por mais trivial que pareça, é preciso observar com atenção. A entidade sindical necessita verificar às funcionalidades do software e se elas atendem às suas necessidades.
Mesmo porque, difrentes entidades Sindicais podem atender categorias diferentes e precisar de funcionalidades técnicas específicas.
Assim, caso não atente a isto, sua entidade poderá acabar com um software que possui funções que sua entidade não usará, ou até mesmo um processo que precisará de implementação através da customização, que acaba resultando em um custo bem maior.
Avalie o preço e os benefícios. Nem sempre o menor é melhor!
Existe uma variedade de preços no mercado. Assim, aconselhamos que tenha cautela na hora da escolha. É preciso avaliar se a aquisição, em cada caso, vale a pena.
Avalie os processos do seu Sindicato; como as necessidades a serem automatizadas, a melhoria e segurança dos processos e a integração entre os departamentos, mas não deixe de fora as questões sobre o sistema, como integração com outras plataformas.
Além disso, um bom gestor deve analisar o tempo de implantação do programa, a reputação da empresa fornecedora do software e até mesmo a possibilidade desse se integrar com outros para facilitar seus processos.
Verifique o foco da empesa de software
Antes de fechar o negócio é preciso analisar o foco da empresa de TI que irá prestar os serviços de tecnologia da informação(TI).
De nada adianta seus esforços se a empresa não tiver foco no nincho de entidades sindicais. Pois se a empresa estiver focada no segmento, ela estará antenada na melhoria contínua de seus processos e nas alterações de legislação ou mercado. Essa é uma questão que pode trazer diversos problemas nas atualizações do sistema.
Não esqueça de capacitar seu pessoal
O treinamento de seus funcionários é muito importante para que o sistema seja recebido com facilidade, algumas empresas inclusive, realizam essa etapa em seu local de trabalho.Essa é uma fase muito importante para que todas as ferramentas e todas as funcionalidades do programa possam ser utilizadas da forma mais correta a fim de otimizar os processos de seu Sindicato.
Agora que você já sabe algumas coisas na hora de escolher um sistema de gestão para seu Sindicato, FALE CONOSCO AGORA sobre suas dúvidas. E fique atento em outras dicas do nosso Blog!