Entenda como captar recursos para sua associação
É através da captação de recursos, que muitas associações conseguem se manter na ativa e investir em seus projetos. Certamente, que um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações sem fins lucrativos seria formas e meios de se obterem esses recursos.
Pensando nisso, listamos para você algumas dicas para se alcançar uma captação de recursos mais eficiente.
Como aumentar a captação de recursos
1. Faça um planejamento estratégico: Antes de mais nada é essencial elaborar um planejamento estratégico, de tal forma, que nele deve conter a entrada e saída de capitais. Além de saber quais despesas são indispensáveis para manter o funcionamento da sua instituição.
Nesse sentido, já se deve pensar qual será o público predominante que irá se sensibilizar com a causa pretendida de sua organização, uma vez que, toda comunicação e marketing devem evidenciar para essas pessoas a importância de sua instituição para a comunidade.
Dessa forma, você terá uma visão mais ampla a respeito das limitações financeiras de sua entidade e compreender mais claramente quem são os contribuintes.
2. Arranje parcerias: Como dizia Clarice Lispector: "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe." Nessa perspectiva, muitas associações pecam em não buscarem uma colaboração que vai gerar benefícios para ambos lados. Tanto o governo como empresas privadas, podem oferecer esse apoio mútuo com as associações.
3. Tenha reconhecimento: Para que sua organização tenha reconhecimento; demanda tempo, muita pesquisa e principalmente transparência nas prestações de contas. Sendo esses um dos fatores que os contribuintes mais levam em consideração na hora de doarem para uma organização, uma vez que, traz mais credibilidade e segurança.
Formas de Captação de Recursos:
- Crie Campanhas: Esse é um dos métodos mais utilizados, devido ao fato de atingir um maior número de pessoas. Sendo bastante comum na internet, como por exemplo, nas redes sociais; Instagram, Facebook, Youtube... sendo possível realizar com pouco investimento e dar grandes resultados!
- Financiamento Público: Essa forma também é bastante comum, onde muitas entidades são financiadas pelo Poder Público, contudo tome cuidado para não depender somente apenas dessa forma, visto que ela pode estar sujeita a regulação de recursos.
- Leis de incentivo: Foram criadas pelo poder público como forma de o governo abrir mão de parte dos impostos e destinar esse dinheiro para as instituições ou projetos sociais, como por exemplo,
- Lei Rouanet na área da cultura - Lei nº 8.313/9;
- Lei de Incentivo ao Esporte - Lei nº 11.438/06;
- Programa Nacional de Acessibilidade (Pronas) - Lei nº 12.715/12 ...
- Promova eventos: Apesar de ser considerado uma forma com maior gasto, ela também tem obtido grandes resultados, visto que, traz uma relação mais próxima com seus contribuintes e se bem utilizada certamente trará uma satisfação por parte de todos envolvidos.
- Bazar: Caso promover eventos não entre no seu plano orçamentário, o bazar é uma excelente alternativa, onde se pode onde vender vários tipos de objetos.
- Rifas: As rifas podem funcionar muito bem, caso forneça um prêmio que chame atenção, visto que exige um número alto de pessoas comprando as rifas.
Portanto fica nítido, que a captação de recursos desempenha papel fundamental para o funcionamento de uma instituição.
Se sua instituição necessita de ajuda em gerir a sua base de associados e mantê-la atualizada ou controlar as principais arrecadações e doações de sua entidade...
A Call Tecnologia pode te ajudar! No nosso sistema GES , ocorre a:
- Gestão de Associados
- Gestão de Arrecadações
- Gestão de Atendimento
Essas são apenas três das diversas opções que o sistema fornece. Entre em contato conosco para mais informações sobre o sistema!
Alguns de nossos clientes
- ASJUSTEGO: cliente já alguns anos no sistema de gestão GES, recentemente adquiriu a modernização do seu novo Site.
- ASSERGO: também aderiu o nosso sistema de gestão GES.
- SOS PINHEIRO: associação de moradores de Maceió também aderiu o nosso sistema.