Fontes de Captação de Recursos
A falta de recursos é uma dificuldade que muitas organizações do Terceiro Setor vêm passando, por isso é sempre importante ficar atento as fontes de captação de recursos, que nada mais são do que as opções ou meios para se alcançar recursos para uma instituição.
Alguns acreditam que são poucas as possibilidades de se captar recursos, sendo que na verdade existe uma grande variedade de formas de se alcançar tal resultado. Apesar de não ter nenhuma lei que proíba as entidades de prestarem serviços, todas receitas devem ser aplicadas para a finalidade social o qual a organização se propôs realizar.
Pensando nisso listamos 12 fontes de captação de recursos:
Aluguéis: Através de imóveis de propriedade da organização que poderão ser alugados para inquilinos/ locatários.
Bazar: Um estabelecimento utilizado para venda de mercadorias. No bazar e possível vender todo tipo de objetos e produtos.
Editais: Existem dois tipos de editais, público e privado. Os agentes de editais públicos são os governos municipais, estaduais e federais. Enquanto os editais privados são fornecidos pela iniciativa privada com ou sem fins lucrativos.
E-mail marketing: Com este mecanismo é possível fazer campanhas para enviar para vários contatos e divulgar os projetos a fim de se ter o maior número de investidores ou doadores para seus projetos.
Doação de notas fiscais: Qualquer pessoa física pode efetuar a doação de notas ou cupons fiscais, sem a identificação do CPF do consumidor para as instituições sem fins lucrativos cadastradas no programa.
Doação direta de pessoa jurídica internacional: Toda e qualquerdoação de empresa, instituto, fundação ou organização internacional.
Temos como exemplo:
- Agências internacionais (bilaterais ou multilaterais):Uma excelente oportunidade para conseguir equipamentos e investimentos dos países parceiros do Brasil, como os órgãos multilaterais, agências governamentais internacionais, grandes ongs e fundações.
Doação direta de pessoa jurídica nacional: Toda e qualquer doação de empresa, instituto, fundação ou organização nacional.
Temos como exemplo:
- Governo (municipal, estadual e federal): O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil é responsável em regular essa parceria entre as instituições e o Estado, com propósito de conseguir recursos.
- Emendas parlamentares: Existe ainda a possibilidade derecursos que são enviados para as organizações sociais através de emendas apresentadas por deputados.
- Leis de Incentivo: As leis de incentivo é uma forma do poder público estimular, e principalmente, investir em projetos sociais, através da renúncia fiscal.
Eventos: Os eventos são uma excelente alternativa para atrair investidores, de tal forma que toda renda deve ser revertida para a organização.
Face-to-Face: Um voluntário vai para as ruas apresentar os projetos da organização em busca de captar recursos.
Fundos patrimoniais: Os fundos patrimoniais, também conhecidos como endowment funds ou fundos filantrópicos, são fundos de caráter permanente formados por recursos advindos de doações de pessoas físicas e/ou pessoas jurídicas, os quais são investidos no mercado financeiro (inclusive em fundos de investimento) por gestor profissional, sendo que os rendimentos auferidos são revertidos para projetos relacionados à finalidade social atrelada às doações.
Produtos: Através da comercialização de produtos, que podem ser doados para a revenda ou produzidos pela própria organização.
Investidor-anjo: O investimento-anjo é realizado por pessoas físicas que possuem seu próprio capital em empresas que ainda estão no início das atividades, mas que têm grande potencial de crescimento.
Esperamos que o artigo tenha ajudado de alguma forma e não se esqueça:
Se você possui uma instituição, eu te convido a conhecer nosso sistema GES, que certamente irá ajudar sua organização na:
- Gestão de Associados ou Cooperados
- Gestão de Arrecadações
- Gestão de Atendimento
- Gestão de Empreendimentos Imobiliários
Essas são apenas quatro das diversas opções que o sistema fornece. Entre em contato conosco para mais informações sobre o sistema!
Alguns de nossos clientes:
- ASJUSTEGO cliente já alguns anos no sistema de gestão GES, recentemente adquiriu a modernização do seu novo Site.
- ASSERGO também aderiu o nosso sistema de gestão GES.
- SOS PINHEIRO associação de moradores de Maceió também aderiu o nosso sistema.
- COOHSEP cooperativa habitacional aderiu ao sistema de gestão GES, criação do seu novo Site e Área restrita do cooperado.