5 Principais formas de captar recursos para ONGs
Muitas pessoas acreditam que a captação de recursos é somente pedir dinheiro nas ruas. Contudo existem diversas outras formas que são bastante eficientes. Nesse sentido para aumentar as chances de garantir recursos para sua ONG é necessário diversificar as fontes. Pensando nisso a Call Tecnologia trouxe para você as 5 principais formas de se captar recursos em sua instituição!
Mas antes é necessário entendermos os desafios presentes no atual cenário do nosso país. Isso porque o Brasil apesar de ser um país bastante acolhedor, ainda se encontra bastante resistente em desenvolver uma cultura de consciência coletiva e de solidariedade. A instabilidade econômica e a falta de incentivo sobre a responsabilidade social nas escolas acabam trazendo como resultado uma população que não possui o hábito de doar, o que acaba tornando a captação de recursos ainda mais desafiador para as ONGs.
Apesar de o Brasil não ter uma cultura ainda de solidariedade com o próximo, existe um grande grupo bastante fiel a essa causa... pessoas que entenderam a importância e a diferença que as organizações do Terceiro Setor promovem na sociedade, uma vez que, o Estado muitas vezes não consegue atender a necessidade de todos. Cabe então a sua entidade procurar esses indivíduos que podem contribuir através das doações ou até mesmo serem voluntários em alguma atividade da instituição.
Entendendo o perfil predominante das pessoas que se interessam pela sua causa, será mais fácil definir os meios e estratégias necessárias para que você consiga trazer mais contribuintes. Saber diferenciar as necessidades de um doador pontual para um recorrente e de uma pessoa física ou jurídica, certamente vai fazer com que todo processo de captação seja ainda mais eficaz.
Conheça agora as 5 principais formas de captar recursos para sua ONG:
- Crowdfunding: Essa é atualmente a principal forma de se arrecadar dinheiro pela internet. Funciona como uma espécie de "Vaquinha Virtual", seria quando várias pessoas se identificam com um projeto e depositam valores destinados a uma causa em troca de recompensas proporcionais a seus investimentos.
É uma excelente forma de começar a colocar seus projetos sociais para fora do papel. Nele você pode lançar uma campanha para pedir ajuda a pessoas que também acreditem no seu projeto. Plataformas com esse perfil costumam cobrar apenas uma taxa administrativa sobre o valor arrecadado.
- Vendas de Produtos: Muito comum e utilizado por diversas ONGs, onde você pode criar produtos que retratem a sua causa, além de poderem ser feitos na própria organização se tiverem pessoas que tenham habilidade na área de confecções, diminuindo os custos internos uma vez que além de ser vendido pode ser também utilizado na própria organização.
- Incentivo Público: O governo através de leis de incentivo fiscais permite que pessoas físicas e empresas destinem parte dos impostos para financiar projetos do Terceiro Setor, como por exemplo, de esporte, saúde e culturais... Contudo e necessário ficar atento a legislação e verificar em qual sua instituição pode se encaixar, visto que as regras variam de acordo com cada projeto e esfera (federal, estadual, municipal).
- Editais: Os editais são uma excelente oportunidade de você conseguir ser financiado por empresas privadas, nacionais ou internacionais. Alguns editais selecionam projetos específicos e geralmente premiam com valores muito alto. Sempre verifique se sua instituição de acordo com os requisitos necessários.
- Eventos: Os eventos se bem realizados e planejados com bastante antecedência são uma ótima forma de captar recursos, isso porque deixa sua relação mais próxima com a comunidade e possivelmente os seus futuros contribuintes. Além de que se bem executados e chamativos podem proporcionais resultados bem satisfatórios. Uma equipe motivada e alinhada com a causa da sua organização, certamente facilitará todo processo. As datas comemorativas são uma ótima oportunidade de se promover esses eventos.
E se você possui uma ONG, associação ou fundação, eu te convido a conhecer nosso sistema GES, que certamente irá ajudar sua instituição a:
- Gerir suas arrecadações
- Controlar os convênios
- Realizar o cadastro de associados
- Colocar o portal do contribuinte
Dentre outras funções! Entre em contato conosco para mais informações!
Alguns dos nossos clientes:
- ASJUSTEGO cliente já alguns anos no sistema de gestão GES, recentemente adquiriu a modernização do seu novo Site.
- ASSERGO também aderiu o nosso sistema de gestão GES.
- SOS PINHEIRO associação de moradores de Maceió também aderiu o nosso sistema.